OBAMA, "NOBEL DA PAZ" ENVIARÁ 13 MIL SOLDADOS PARA O AFEGANISTÃO
Este número de oficiais se somará aos 21 mil que se anunciarão para março, de acordo com o revelado pela imprensa estado-unidense / Segundo The Washington Post o reforço é "principalmente" com homens de apoio, como engenheiros, médicos, peritos de inteligência e polícia militar.
Washington 13 de outubro de 2009. O presidente estado-unidense e prêmio Nobel da Paz, Barack Obama, autorizou o enviou de um novo grupo de 13 mil soldados para o Afeganistão, com o fim de reforçar as operações nesse país, depois de oito anos de invasão que não deram os resultados esperados.
De acordo revelado pela imprensa estado-unidense, este número de oficiais se somará aos 21 mil que se anunciarão para março.
O reforço é "principalmente" com homens de apoio, como engenheiros, médicos, peritos de inteligência e polícia militar, assinala o jornal The Washington Post - que citou a um funcionário de Defesa-, e leva a total aprovado por Obama a 34 mil homens.
"Obama autorizou o total. O único que se anunciou em comunicado de imprensa foram os 21.000 soldados", disse o funcionário, próximo à decisão.
O governo dos Estados Unidos faz uma revisão de suas operações no país centro-asiático, que duraram nove anos sem poder derrotar aos insurgentes talibanes que cresceram e sem rebater o número de baixas das tropas da coalizão na nação.
No início de outubro os Estados Unidos tinha 65.000 homens no Afeganistão, e outros 124.000 ocupando o Iraque.
2009 já é o ano mais sangrento para os militares estrangeiros no Afeganistão, com 400 mortos no ano que segue.
Desde 7 de outubro de 2001, data em que começaram as operações norte-americanas no Afeganistão, perderam a vida 1.445 soldados estrangeiros, 869 deles norte-americanos.
A decisão do Obama se revela poucos dias depois de ter recebido o prêmio Nobel da Paz, por seus "esforços" para trocar a diplomacia internacional.
O reconhecimento não pôde esquivar as numerosas críticas de várias partes do mundo, as quais coincidiam em que o ganhador era um presidente que mantinha duas guerras e bases militares em vários pontos do planeta.
A secretária de Estado nos EUA, Hillary Clinton, assegurou esta segunda-feira que a concessão do Prêmio Nobel da Paz ao presidente esta, Barack Obama, não influenciará na decisão do mandatário respeito ao envio ou não de mais tropas ao Afeganistão e afirmou que o galardão "restaura a imagem e a apreciação de nosso país".
Desde Zurich, em uma entrevista emitida pela cadeia de televisão NBC, no marco de sua excursão pela Europa e Rússia, a chefa da diplomacia estado-unidense negou que o imprevisto galardão vá exercer algum peso em Obama na hora de decidir sobre a estratégia a seguir no Afeganistão, um tema que ocupa intensamente a agenda do mandatário estado-unidense depois de que seu máximo militar no país, Stanley McChrystal, pedisse publicamente um incremento de tropas.
Fonte: TeleSur / Venezolana de Televisión
Lutar pela Liberdade dos Cinco Heroís Cubanos prisioneiros do Império Norte Americano por Defenderem a Soberania de Cuba. Em 1959 em Serra Maestra a Revolução Vitóriosa inaugura o Socialismo na Ilha, promovendo para seu Povo Igualdade de Oportunidade. Nossos Cinco Heroís Cubanos mesmo sofrendo nos presídios do Império continuam lutando por Cuba Socialista. Viva nossos Heroís, Viva Cuba,Viva Revolução e Viva o Socialismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pequenos colombianos, vitimas
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(89)
-
▼
outubro
(9)
- YEDA VIOLA LIBERDADE DE EXPRESSÃO COM VIOLÊNCIA
- ESPIÕES COLOMBIANOS PRESOS NA VENEZUELA
- ATÉ QUANDO ?
- Mulheres em Luta na Guatemala, garantias de Direitos
- 2016 Começa com lágrimas,sangue e terror
- Continuamos lutando pelos Cinco Herois Cubanos- Si...
- Você pagou com traição a quem sempre de deu a mão....
- Haitianos na mira da ONU
- Pra que serve mesmo o Premio Nobel da Paz ?
-
▼
outubro
(9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário