quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Pra que serve mesmo o Premio Nobel da Paz ?

OBAMA, "NOBEL DA PAZ" ENVIARÁ 13 MIL SOLDADOS PARA O AFEGANISTÃO

Este número de oficiais se somará aos 21 mil que se anunciarão para março, de acordo com o revelado pela imprensa estado-unidense / Segundo The Washington Post o reforço é "principalmente" com homens de apoio, como engenheiros, médicos, peritos de inteligência e polícia militar.

Washington 13 de outubro de 2009. O presidente estado-unidense e prêmio Nobel da Paz, Barack Obama, autorizou o enviou de um novo grupo de 13 mil soldados para o Afeganistão, com o fim de reforçar as operações nesse país, depois de oito anos de invasão que não deram os resultados esperados.

De acordo revelado pela imprensa estado-unidense, este número de oficiais se somará aos 21 mil que se anunciarão para março.

O reforço é "principalmente" com homens de apoio, como engenheiros, médicos, peritos de inteligência e polícia militar, assinala o jornal The Washington Post - que citou a um funcionário de Defesa-, e leva a total aprovado por Obama a 34 mil homens.

"Obama autorizou o total. O único que se anunciou em comunicado de imprensa foram os 21.000 soldados", disse o funcionário, próximo à decisão.

O governo dos Estados Unidos faz uma revisão de suas operações no país centro-asiático, que duraram nove anos sem poder derrotar aos insurgentes talibanes que cresceram e sem rebater o número de baixas das tropas da coalizão na nação.

No início de outubro os Estados Unidos tinha 65.000 homens no Afeganistão, e outros 124.000 ocupando o Iraque.

2009 já é o ano mais sangrento para os militares estrangeiros no Afeganistão, com 400 mortos no ano que segue.

Desde 7 de outubro de 2001, data em que começaram as operações norte-americanas no Afeganistão, perderam a vida 1.445 soldados estrangeiros, 869 deles norte-americanos.

A decisão do Obama se revela poucos dias depois de ter recebido o prêmio Nobel da Paz, por seus "esforços" para trocar a diplomacia internacional.

O reconhecimento não pôde esquivar as numerosas críticas de várias partes do mundo, as quais coincidiam em que o ganhador era um presidente que mantinha duas guerras e bases militares em vários pontos do planeta.

A secretária de Estado nos EUA, Hillary Clinton, assegurou esta segunda-feira que a concessão do Prêmio Nobel da Paz ao presidente esta, Barack Obama, não influenciará na decisão do mandatário respeito ao envio ou não de mais tropas ao Afeganistão e afirmou que o galardão "restaura a imagem e a apreciação de nosso país".

Desde Zurich, em uma entrevista emitida pela cadeia de televisão NBC, no marco de sua excursão pela Europa e Rússia, a chefa da diplomacia estado-unidense negou que o imprevisto galardão vá exercer algum peso em Obama na hora de decidir sobre a estratégia a seguir no Afeganistão, um tema que ocupa intensamente a agenda do mandatário estado-unidense depois de que seu máximo militar no país, Stanley McChrystal, pedisse publicamente um incremento de tropas.



Fonte: TeleSur / Venezolana de Televisión

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pequenos colombianos, vitimas

Pequenos colombianos, vitimas
O Mercado, não vê indigência

Seguidores