quarta-feira, 8 de julho de 2009

O 100 Anos de Mestre Mano Decio da Viola



Debate e show na ABI em comemoração aos 100 de Mano Décio

O palco do auditório da Associação Brasileira de Imprensa – ABI – será cenário de debate, homenagens e show de Jorginho do Império em comemoração ao centenário de nascimento de Mano Décio da Viola (1909-2009). O evento múltiplo acontecerá no dia 20 de julho, a partir de 18 horas, na Rua Araújo Porto Alegre, 71 – 9º andar, no Centro, com entrada franca. Reunirá Sérgio Cabral, Haroldo Costa, Rachel Valença e Ricardo Cravo Albin, como debatedores, e Maurício Azêdo como moderador.

Troféu alusivo ao centenário de Mano Décio da Viola, esculpido com caricatura de Ziraldo, será entregue a Paulinho da Viola, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Nélson Sargento, Roberto Silva, João Bosco, Martinho da Vila, Monarco, Fernando Pamplona e Hiran Araújo. Cada personalidade do samba homenageada representará uma década na celebração do co-autor de antológicos sambas enredo, como “Heróis da liberdade”, “Exaltação a Tiradentes” e “A paz universal”.

A seguir, o cantor e compositor Jorginho do Império, filho de Mano Décio da Viola, cantará os sambas citados, além de “Sessenta e um anos de República”, “Medalhas e brasões”, “Antonio Castro Alves”, “O negro na cultura brasileira”, “Exaltação a Bárbara Heliodora”, “Obsessão”, “Rio dos vice-reis”, “Caçador de esmeraldas” e “Apoteose ao samba”.

A gravação do cd duplo Mano Décio é 100, pela Lumiar, reunindo composições de Mano Décio da Viola, interpretadas por Jorginho do Império, a ser lançado até o final do ano, figura entre diversas atividades projetadas pela Associação Brasileira de Imprensa, Instituto Cultural Cravo Albin e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano, que se estenderão de julho de 2009 a julho de 2010. Estão previstos a realização de mega show na Praça da Apoteose, no Sambódromo; Festival de Música do Império Serrano, abrangendo o Estado do Rio de Janeiro, e show ao ar livre na Rua Mano Décio da Viola, que dá acesso à Serrinha, em Madureira.

A biografia do inesquecível compositor, com o título provisório de Mano Décio da Viola, Imperador do Samba, será lançada com grande espetáculo em 14 de julho de 2010, marcando o encerramento dos festejos do centenário.

As celebrações do centenário de Mano Décio da Viola terão início dia 14 de julho, data do seu nascimento, na Escola Municipal Mano Décio da Viola, em Jacarepaguá, tendo a participação de parentes do homenageado. No dia 18 será realizada a Feijoada Especial da Família Imperiana, na quadra da escola de samba Império Serrano, em Madureira, a partir de 13 horas, com ingresso a R$ 10,00 e direito a almoço. O evento, que sempre acontece no terceiro sábado do mês, comandado por Jorginho do Império, terá intérpretes e casais de mestre-sala e porta-bandeira de várias escolas de samba.


Fonte: Lenin Novaes- Jornalista

Um comentário:

  1. Participar das comemorações do Centenário de Mano Décio, para mim foi muito especial. Sempre foi muito bom homenageá-lo em nossa escola, mas dessa vez, a emoção temperou nossa festa e trouxe um sabor todo especial.
    Receber Jorginho do Império com sua imensa simpatia e a você Lenin, que demonstrou ser um profissional sério e tão amável ao mesmo tempo, resultou numa alegria muito grande para todos da nossa escola.
    E na ABI, não foi diferente...Ouvir pessoas que foram tão próximas ao nosso querido Mano Décio, testemunhando da sua integridade e simpatia,contando detalhes de uma vida de amizade e muito samba...foi lindo!
    Vivi um momento ímpar de emoção...até porque a partir de hoje, Mano Décio tem além do meu respeito, minha admiração.
    Um forte abraço.
    Rosana Oliveira.

    ResponderExcluir

Pequenos colombianos, vitimas

Pequenos colombianos, vitimas
O Mercado, não vê indigência

Seguidores

Arquivo do blog