Lutar pela Liberdade dos Cinco Heroís Cubanos prisioneiros do Império Norte Americano por Defenderem a Soberania de Cuba. Em 1959 em Serra Maestra a Revolução Vitóriosa inaugura o Socialismo na Ilha, promovendo para seu Povo Igualdade de Oportunidade. Nossos Cinco Heroís Cubanos mesmo sofrendo nos presídios do Império continuam lutando por Cuba Socialista. Viva nossos Heroís, Viva Cuba,Viva Revolução e Viva o Socialismo
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Venezuela acerta no investimento em medicamentos
Saúde
VENEZUELA OBTERÁ SOBERANIA E INDEPENDÊNCIA EM PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS
Caracas, 03 de maio de 2009.- O chefe de Estado venezuelano, Hugo Chávez anunciou neste domingo o reinicio nas atividades da planta de produção de fármacos do Serviço Autônomo de Elaborações Farmacêuticas (Sefar) e a construção de um Complexo Industrial Socialista Farmacêutico em Guacara, estado Carabobo.
Durante seu discurso programa dominical Aló, Presidente, número 329, Chávez afirmou que estas ações permitirão a Venezuela conseguir sua soberania e independência em produção de medicamentos e demarcou que tão importante lucro para a saúde do povo só é possível dentro do socialismo.
Com o Sefar se consolida um elo chave para o funcionamento do Sistema Público Nacional de Saúde, toda vez que poderá cobrir o 65% dos medicamentos que se importavam para o tratamento de pacientes ambulatórios.
A planta do Sefar, que tinha cansado em uma estado de deterioro há vários anos, começará a fabricar em 15 dias medicamentos para tratar a tuberculosis, a diabetes, a hipertensão, problemas gastrintestinais e outras enfermidades que se repetem entre a população venezuelana.
Além da importância que implica a fabricação de fármacos, este centro servirá para o armazenamento daqueles medicamentos importados pelo Governo e que são distribuídos gratuitamente; entre estes, os que se usam para tratar aos afetados do VIH.
Novo centro para a produção de medicamentos genéricos
Por outra parte, o presidente anunciou a aprovação de 86 milhões de bolívares fuertes para iniciar a construção do Complexo Industrial Socialista Farmacêutico, para abastecer o mercado nacional.
Dentro do complexo se construirá uma fábrica para a produção de insulina, solidos, líquidos não estéreis, tabletes e cápsulas. Também se produzirá nela xaropes, suspensão em gotas, cremas, supositórios, ampolas, seringas e e concentrados para hemodiálise.
O ministro do Poder Popular para a Saúde, Jesus Mantilla, informou que já se conta com o terreno de 20 hectares, onde se construirá o grande complexo de produção de medicamentos, “que terá a capacidade de abastecer a todos os países da Alternativa Bolivariana para os povos de nossa a América (ALBA).
A culminação total da obra, que será dirigida pelo engenheiro Fernando Urbano, calcula-se em 3 anos, embora as primeiras dois plantas de elaboração poderiam estar em marcha em 8 meses.
Fortalecendo o Sistema Nacional Público de Saúde
Do mesmo modo, precisou o presidente que cento e dez consultórios populares de Barrio Adentro I foram inaugurados neste domingo e demarcou que 5 novos Centros de Diagnóstico Integral (CDI) e duas Salas de Reabilitação Integral (Sri); além de 17 obras que formam parte do plano Barrio Adentro III, passam a formar parte do Sistema Nacional Público de Saúde.
Informou que com estas inaugurações se alcança a cifra de 3 mil e 606 consultórios populares de Barrio Adentro I; 482 Centros de Diagnóstico Integral (CDI); 545 Salas de Reabilitação Integral (Sri); e 23 Centros de Alta Tecnologia (CAT), para um total de 4 mil e 565 centros assistenciais novos de Barrio Adentro I e II.
Venezuela, exemplo em matéria de liberdade de imprensa
Enquanto isso, e com motivo de celebrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Chávez enfatizou que a Venezuela é exemplo nesta matéria e garantiu que assim seguirá ocorrendo “embora alguns abusem dessa liberdade”.
“Que viva a liberdade de expressão! Que viva a liberdade de imprensa! A verdadeira liberdade”, exclamou Chávez.
Destacou o respeito de seu governo à liberdade de protesto em que pese a que muitos setores têm feito mau uso desse direito, refiriéndose à marcha convocada em sexta-feira passada 1 de maio pela oposição, a qual causou estragos em uma instalação da Produtora e Distribuidora Venezuelana de Mantimentos (Pdval) na avenida Bellas Artes.
Fonte: Agencia Bolivariana de Noticias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pequenos colombianos, vitimas
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(89)
-
▼
maio
(12)
- Porque o Brasil continua a recusar os medicos form...
- Cuba não está só
- Juventude Mundial se mobiliza
- Marcha Mundial da Juventude em Defesa do Cinco Herois
- Inglês pra quem precisa
- Cooperação e orientação continuam fortalecendo a ...
- Enquanto isso a Venezuela vai planificando a Ecomonia
- A criação da Medicina de segunda classe
- Porque massacram Fernando Lugo?
- Cuba continua liderando as festividades do 1º de maio
- A Bolívia continua com a espada na cabeça
- Venezuela acerta no investimento em medicamentos
-
▼
maio
(12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário