quarta-feira, 23 de março de 2011

As enrolações da mídia

Desde criança . ouço essa frase mas, só fui entender quando já era adulto e estava na metade do curso universitário e já tinha conseguido um emprego no Banco Estatal local.. Como a inflação era alta, o poder de compra dos salários se pedia rapidamente, era comum também as greves, em vários setores, exigindo reposição das perdas salárias.


Nesta época eu trabalhava no Banco Estatal local e também estávamos em greve por melhores salários e coincidentemente o Governador do Estado tinha viajado para Brasília atrás de recursos. No dia da volta do governador, a maioria dos funcionários envolvidos nas greves, nos diversos setores do Estado, resolveram fazer uma manifestação na chegada do Governador ao aeroporto. No salão de entrada do aeroporto se concentraram os grevistas e os correligionários do governador (termos usado na época para designar os aliados políticos) formando um corredor polonês. Os aliados, de um lado, aplaudiam a chegada do governador e, do outro lado, os grevistas vaiavam e gritavam palavras de ordem. Foram entrevistados Governador, aliados e lideres sindicais pela TV local.
Tudo isso ocorreu ainda no final do Regime militar e as pessoas que criticavam o governo (em qualquer esfera) eram considerados agitadores ou baderneiros. Como não saia na televisão as manifestações contra o governo, que o mesmo nunca era criticado ou contestado, ficava a ideia de aprovação popular.
Ao chegar em casa narrei o ocorrido a minha mãe (eu trabalhava na capital e morava no interior) e falei para ela que ia passar no Jornal Local das sete horas da noite. Qual a minha surpresa! O apresentador fez a seguinte apresentação da noticia: governador volta de Brasília e é recebido com festa no Aeroporto de Aracaju. Foi ai que minha mãe perguntou, cadê as manifestações contra o governador que você falou? Tá aprendendo a mentir moleque? Não adiantou eu dá explicações, passei por mentiroso e ainda recebi uma bela bronca!!!! Foi então que deste dia em diante sempre passei a duvidar dos noticiários das Rede de Televisão, Rádios e Jornais e ao longo do tempo percebo que esse tipo de procedimento vem aumentando a cada dia nos noticiários.

Para piorar a situação, não se pode chamar o apresentador de mentiroso, ele falou somente a verdade, o Governador foi aplaudido, ele somente omitiu os fatos que não interessava a ele e é claro, para que as pessoas tirassem conclusões erradas. Isso quer dizer que os que tem mais acesso aos meios de comunicação tem o grande poder de manipular e levar a população a tirar conclusões erradas sobre determinado assunto e direciona-los como mass...
TEXTO COMPLETO NESTE ENDEREÇO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pequenos colombianos, vitimas

Pequenos colombianos, vitimas
O Mercado, não vê indigência

Seguidores

Arquivo do blog