sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Paises da Alba, unidos em prol do Haiti

N o s s a A m é r i c a


Havana. 26 de Janeiro, de 2010

ALBA concorda em enviar ajuda para reconstrução do Haiti

• CARACAS. — O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, chefiou, em 25 de janeiro, uma reunião extraordinária do Conselho Político da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), no Palácio de Miraflores.

ALBA concorda em enviar ajuda para reconstrução do Haiti. Foto: Juvenal BalánNo encontro, convocado de urgência e que teve a imediata resposta dos países-membros, foram examinadas as ações do bloco para contribuir à reconstrução do devastado Haiti.

Segundo Chávez, o encontro — que contou com a assistência do primeiro-ministro de Dominica, Roosevelt Skerrit, e de outros representantes da ALBA — foi para dialogar sobre a situação terrível que vive o Haiti, país observador permanente da ALBA e para reforçar a ajuda humanitária.

Ao término da reunião, divulgou-se a declaração final, lida pelo chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, e concordou-se transmitir este plano, de maneira urgente, ao presidente haitiano René Préval, através duma comissão de alto nível.

No texto se precisa que os esforços de reconstrução da irmã nação caribenha "deverão ter ao povo e ao governo do Haiti como principais protagonistas, respeitando os princípios de soberania e integridade territorial".

Reitera-se a continuidade dos trabalhos de assistência, nomeadamente "no setor da saúde", e propõe-se realizar um plano de atendimento prioritário às crianças, que inclui a reabilitação da infraestrutura educativa haitiana e programas de apoio alimentar, dotação escolar e formação de professores.

Igualmente, aprovou-se a criação dum Fundo Humanitário, através do Banco da ALBA, constituído com as contribuições dos países-membros. Concordaram o fornecimento de alimentos para aliviar a crise e a reativação dos planos de produção de alimentos, que se vinham executando, no âmbito da iniciativa Alba-Alimentos.

Expõem, também, entre outras medidas, retomar os planos de apoio à geração de energia elétrica, garantindo o fornecimento de combustível necessário para as usinas de Cabo haitiano, Gonaves e Carrefour, localidades gravemente danificadas pelo terremoto. •
Fonte: Granma- Cu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pequenos colombianos, vitimas

Pequenos colombianos, vitimas
O Mercado, não vê indigência

Seguidores