quinta-feira, 9 de abril de 2009

A reedição da OTAN fortalece desconfiança


Protestos contra a OTAN

BADEN-BADEN, Alemanha. — Dezenas de milhares de manifestantes se congregaram em dois povos do sudoeste da Alemanha e em Estrasburgo, no leste da França, para protestar contra a cúpula da OTAN, por ocasião do 60º aniversário da aliança.

Lembra a AP que 28 líderes assistirão à cúpula de dois dias que começa na sexta-feira, 3 de abril, com a presença do presidente estadunidense, Barack Obama, e do francês, Nicolas Sarkozy, assim como da chanceler alemã, Angela Merkel.

Num esforço por evitar a violência, a França restabeleceu temporariamente seu controle fronteiriço com seu vizinho para a reunião.

Em Estrasburgo, uma centena de militantes anti-OTAN foram detidos ao término de uma manifestação contra a aliança. O protesto, que reuniu umas 2000 pessoas, segundo os organizadores, e meio milhar, segundo a polícia, acabou em incidentes com as forças da ordem, que utilizaram gases lacrimogêneos.

Gregorio Yong, um ativista colombiano, disse que a Organização para o Tratado do Atlântico Norte é "sinônimo de guerra". Entretanto, outro manifestante, Daniel Mouray, que estava coberto por uma bandeira de arco-íris, indicou que esperava muito pouco da cúpula. "Desejamos que se detenham as guerras e que os estadunidenses vão embora para sua casa", acrescentou.

Uns 15 mil policiais alemães, entre eles 31 esquadrões antimotins e 9 mil policiais franceses, foram situados na zona. •
fonte: Granma internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pequenos colombianos, vitimas

Pequenos colombianos, vitimas
O Mercado, não vê indigência

Seguidores

Arquivo do blog