quarta-feira, 22 de abril de 2009

O mercado vitorioso cubano sauda (RUM) O Habana Club


Havana Club quer vender cinco milhões de caixas de rum para 2013

Sundred Suzarte Medina

• COM o orgulho de ser a empresa líder dos runs cubanos em vendas e posição no mercado, a Havana Club aspira a vender cinco milhões de caixas de rum para 2013, após findar o ano com vendas de três milhões.

Em declarações ao Granma Internacional na 26ª Feira Internacional de Havana, o chefe de Promoções da Havana Club Internacional, Arturo Ulloa Balmaseda, indicou que "estamos muito contentes com nossa presença no mercado nacional e internacional e com o número de vendas atingido. Isto demonstra nossa concorrência e prova disso é a venda neste ano de três milhões de caixas de nove litros".

Quanto à visão dos concorrentes da marca no exterior, Ulloa manifestou que "às vezes, somos elogiados, outras, criticados. Mas as contradições são parte do desenvolvimento e pensamos que se somos tão monitorados é porque o rum é bom. Havana Club é um rum que é feito com base na tradição deste tipo de produtos e não tem química, apenas à base de envelhecimento nos barris de carvalho. Posso assegurar que são maiores os critérios positivos que os negativos".

O chefe de Promoções esclareceu que a empresa sempre analisa as tendências do mercado e "não somos agressivos" com nossos concorrentes. "Reconhecemos nossos erros, mas já se demonstrou que o Havana Club continua sendo um rum muito agradável ao paladar, com degustadores variados, desde os que preferem os menos envelhecidos até os que gostam dos mais envelhecidos. Nesse sentido, sempre estamos desenvolvendo a marca em paralelo com o desenvolvimento do consumo de bebidas".

Um dos objetivos de Havana Club, e especificamente de sua presença na 26ª Feira Internacional de Havana, foi consolidar a imagem do rum, estreitar vínculos com os clientes e promover os tipos de rum que produz a empresa, entre eles, o Añejo 7 anos.

Um dos planos da organização é mudar a imagem deste rum envelhecido para promover ainda mais sua aceitação no mercado internacional. Embora não signifique elaborar um produto diferente, serão feitas mudanças de design e outras modificações.

Outro objetivo da empresa é transmitir a cubanidade. É conhecido no mundo como o rum de Cuba e esse é o slogan que todos os anos ultrapassa a mentalidade dos clientes. Para Ulloa, "é o rum modelo da indústria cubana e sempre cumprimos os objetivos de transmitir o que queremos: que chegue ao cliente com uma etiqueta muito cubana, pois suas misturas são autênticas e não são feitas noutro país". •

Fonte: Granma Internacional- Cu

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