quinta-feira, 2 de abril de 2009

Movimentos Populares e Sociais unidos contra o Latifúndio

Fonte : Radioagência NP
Data de Publicação :26/3/2009
Mensagem


Movimentos paraguaios saem às ruas por soberania, reforma agrária e moradia

Movimentos sociais paraguaios e brasileiros realizam nesta quinta-feira um ato simbólico junto à Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. A mobilização defenderá a implementação de uma reforma agrária integral no país e a soberania do Paraguai nas negociações com o Brasil sobre o Tratado de Itaipu.

A atividade acontece na manhã desta quinta-feira. Paraguaios, organizados no Congresso Unitário Político e Social, trocarão bandeiras com militantes da Via Campesina do Brasil, simbolizando a solidariedade entre os povos dos dois países. A pressão por reforma agrária e a defesa da soberania energética do Paraguai são os dois eixos principais da mobilização.

Ao longo da semana, o país também foi palco de mobilizações de diferentes movimentos sociais. Nesta quarta-feira (25), milhares de famílias sem-teto marcharam em Assunção exigindo a saída do secretário de Ação Social do governo, por suposta má gestão.

Entre os dias 23 e 24, a Federação Nacional Camponesa realizou sua tradicional marcha até à capital do país. A mobilização que chega à sua décima sexta edição contou com a participação de mais de dez mil camponeses de todo o Paraguai. O tema da mobilização deste ano foi “reforma agrária contra o latifúndio: ante a crise mundial, o campesinato apoiado por políticas públicas está em condições de dar segurança alimentar à sociedade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pequenos colombianos, vitimas

Pequenos colombianos, vitimas
O Mercado, não vê indigência

Seguidores

Arquivo do blog