terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Milhões sairam da pobreza, indo para a miséria na Colômbia

Colômbia

Da pobreza à indigência


Bogotá, (Prensa Latina) A vice-ministra colombiana de saúde e bem-estar, Beatriz Londoño, afirmou hoje que o inverno deteriorará o nível sócio-econômico de milhões de lares no país, que passarão da pobreza à indigência.


Londoño também revelou que, conjuntamente com o Ministério de Agricultura e o Departamento de Planejamento Nacional, será realizado um mapeamento para determinar os municípios nos quais deverão ser aplicados programas de segurança alimentar.

De acordo com relatórios recentes, a cifra de mortos por causa das fortes chuvas associadas ao inverno na Colômbia superou a quantidade de 300, enquanto os afetados somam mais de dois milhões.

A isso se acrescentam 289 pessoas feridas e 64 desaparecidas, bem como 5.323 moradias destruídas e 328.420 avariadas, conforme um balanço da Cruz Vermelha Colombiana.

Esse relatório também menciona que as intensas precipitações provocaram situações emergenciais em 712 municípios em 28 dos 32 departamentos que conformam o território nacional.

Ainda, no dia 6 de janeiro, o presidente Juan Manuel Santos ampliou por 20 dias o estado de Emergência Econômica, Social e Ecológica no país, mantendo-se tal situação especial até 28 de janeiro.

Santos explicou que se fazia necessária esta ampliação porque ainda não há um inventário claro em matéria de reconstrução, além do que permitirá afinar outros decretos a caminho.

Nos primeiros 30 dias depois da declaração de Emergência Econômica, Social e Ecológica, o Governo colombiano sancionou 25 decretos legislativos a fim de enfrentar a crise pelo inverno.

Por sua vez, grande parte da ajuda humanitária destinada aos prejudicados e municípios atingidos não chegam devido à corrupção e manejos irregulares por parte de servidores públicos autorizados, segundo denúncias dos próprios afetados e organizações não governamentais.

Estudos especializados defendem que na Colômbia a pobreza atinge quase a metade de sua população, a mais de 45 milhões de habitantes.

Por outro lado, a percentagem de população que não conta com um mínimo para satisfazer necessidades básicas como alimentação e vestimenta (indigência), localiza-se em torno de 20 por cento.

Texto: / Postado em 16/01/2011 ás 07:34
Fonte: Patria Latina- online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pequenos colombianos, vitimas

Pequenos colombianos, vitimas
O Mercado, não vê indigência

Seguidores

Arquivo do blog