segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Unidade Latinoamericana

Consolidado processo de integração da América Central



San Salvador, (Prensa Latina) Os países da América Central consolidaram seu processo de integração, considerado pelo presidente Mauricio Funes o único caminho que nos levará ao bem-estar, o desenvolvimento e a segurança de nossos povos.

Essa decisão foi confirmada na Declaração Conjunta subscrita pelos presidentes e outros representantes das nações do Sistema da Integração Centro- americana (SICA) em sua trigésima oitava reunião ordinária celebrada nesta sexta-feira em San Salvador.

Em cita-a participaram o mandatário anfitrião, Mauricio Funes, e os de Guatemala, Álvaro Colom, e o eleito desse país, Otto Pérez; de Honduras, Porfirio Lobo; e Nicarágua, Daniel Ortega.

Assistiram o vice-presidente de Costa Rica, Alfio Piva; e enviados especiais das restantes nações membros, Belize, Panamá e República Dominicana, estado associado.

A Declaração, de 25 pontos, ressalta que a América Central tem desenvolvido uma agenda prioritária regional, com ações coerentes, mediante acordos atingidos nas cimeiras do 20 de julho de 2010 e do 22 de julho de 2011.

Desde a primeira foram estabelecidos cinco pilares desse processo: Segurança Democrática, Gerenciamento Integral de Risco de Desastres e Mudança Climática, Integração Social, Integração Econômica e Fortalecimento Institucional.

A necessidade da integração foi ressaltada por Funes ao assegurar que só mediante esta os países centro- americanos , de economias modestas, podem sobreviver e competir em um mundo globalizado.

Assinalou que na América Latina esse processo se consolidou com o SICA e as comunidades de nações das Caraíbas e América do Sul (CARICOM E UNASUL), culminado com a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC).

Recentemente na Venezuela, a América Latina e as Caraíbas conformamos a CELAC, que vemos como um novo passo para a união de nossa pátria grande latino-americana, disse o mandatário.

Vemos com esperança este processo integrador, porque é o passo necessário para o engrandecimento de nossos países e nossos povos, agregou.

Durante este ano, América Central priorizou a luta conjunta contra duas flagelos que assolam à região e de cujo surgimento não é responsável: o crime organizado e o narcotráfico, e os graves efeitos da mudança climática.

Funes e o mandatário guatemalteco, Álvaro Colom, sublinharam que ambos açoites não podem ser enfrentados de maneira individual pela cada país e precisam da contribuição dos responsáveis por estas situações.

Nós pomos os mortos, coincidiram ao ratificar a posição das nações centro - americanas da necessidade de uma responsabilidade compartilhada, mas diferenciada, em frente a ambas críticas situações.

No primeiro semestre de 2012, cuja presidência pró témpore corresponde a Honduras, o tema prioritário será outro dos pilares do SICA: a integração social e a luta contra a pobreza.

O segundo, a cargo da Nicarágua, a região se concentrará no quarto de seus objetivos: a integração econômica.

Este é o século das oportunidades para a América Latina e só sacaremos proveito dessas oportunidades se as procuramos, se trabalhamos unidos a passo firme na construção dessa nova era que promete ser a melhor para nossos povos, expressou Funes.

Fonte: Patria Latina

Pequenos colombianos, vitimas

Pequenos colombianos, vitimas
O Mercado, não vê indigência

Seguidores