sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Eles não estão só

A Casa da América Latina

Estará homenageando os Cinco Heróis Cubanos, em seu 3º aniversário. Passado quase 12 anos da prisão injusta desses patriótas, todo o movimento de solidariedade é de grande importancia.Os Estados Unidos da América do Norte teima em não reconhecer essa arbitrariedade, como pondem, se colocarem como defensores dos Direitos Humanos, quando tem em seus cárceres cinco homens que ousaram defenderem sua Pátria.Nossa homenagem também se estendera a quatro internacionalistas, que são: Presidente Hugo Cháves, Coletivo de Pando( Bolívia), Silvio Tendler e João Luiz Pinaud.

Ato Solene, 31 de agosto, as 18:30, na Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEARJ), Rua da Glória, nº 01- Bairro da Glória -Rio de Janeiro

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Viva a Pachamama -Viva a Grande Mãe terra

05.08.10 - AMÉRICA LATINA E CARIBE
Agosto, mês da Pachamama

Elaine Tavares *

Adital -
O mês de agosto é um tempo sagrado na América andina. É o mês no qual se rendem homenagens à Pachamama, a mãe terra. Por todos os rincões deste espaço geográfico, lugar dos Collas, Aymaras, Quéchuas e tantas outras etnias, os amautas (sacerdotes) preparam oferendas, as wajt´as, que vão desde doces e comidas típicas até fetos de llamas e ovelhas. Com as oblações vão os pedidos de saúde, dinheiro e trabalho. Apesar de mais de 500 anos de colonização e domínio da religião católica, não há quem não ofereça seu presente a Pachamama neste agosto que já começou.

Para os amautas Ayamras este é considerado o período de "lakan paxi", o mês da boca, porque é nesse período que a grande mãe abre sua boca para receber as oferendas dos seres humanos que sobre ela andam, vivem e amam. Muitas são as cerimônias celebradas por todo o território. Algumas são bem simples, feitas em casa, pelas famílias. Outras, realizadas pelos yatiris relembram os ritos ancestrais e invocam os antigos deuses do mundo andino, os Achachilas, que moram nos cerros nevados do Illimani, Huayna Potosí, Mururata, Sajama e Chijcha. Nestes dias de agosto também é hora de invocar as forças que vivem nos rios e os espíritos dos animais.

Para quem crê nas formas anímicas e nos deuses antigos, nada melhor do que preparar uma boa cerimônia nestes dias de frio. O mês de agosto inteiro se presta a estas homenagens.

Em tempos de grande destruição da natureza, provocada pelo modelo de desenvolvimento do modo capitalista de produção, talvez seja hora de uma boa reflexão e de um encontro com o sagrado. Das montanhas nevadas dos Andes ecoam os cantos e sobe a fumaça dos incensos. Os deuses antigos esperam dos homens e das mulheres o respeito e a harmonia. E a Pachamama quer, ora quieta, ora em ebulição, que os seres humanos compreendam que são apenas uma espécie a mais pisando o lugar.

Neste dia primeiro de agosto, seguindo a tradição, fiz bolinhos de chuva e ofereci a mãe terra. Pedi proteção, saúde, alegria, para mim e para todos no mundo. Pedi que ela abrisse os olhos daqueles que a golpeiam para que possam ver o grande presente que é estar vivo, e pisando neste chão. Pedi piedade para os que não compreendem e pedi forças para enfrentar mais um ano, até que chegue o novo agosto.

Que viva a Pachamama. Toda honra à grande mãe!!!

Fonte: Adital- online

Pequenos colombianos, vitimas

Pequenos colombianos, vitimas
O Mercado, não vê indigência

Seguidores