quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Movimento Internacional pela Paz na América Latina

Venezuela quer a paz com a Colômbia, garante Chávez

• CARACAS. — O presidente venezuelano, Hugo Chávez, assegurou que a única aspiração da Venezuela é viver em paz com a Colômbia, apesar de que os ventos de guerra, impulsionados pelos Estados Unidos na região, a obriguem a se preparar diante de eventuais agressões.

"Como disse Simón Bolívar, a paz é nosso porto, e levamos 11 anos dizendo que a queremos", afirmou Chávez na Guajira, Zulia, onde cumprimentou, pelo fim de ano, os efetivos da Região de Defesa Integral Ocidental.

O dignitário assegurou que a prioridade de sua gestão é trabalhar para garantir uma vida digna aos cidadãos deste país.

"Cá estamos para construir em paz a pátria do futuro, a que já começou a tornar-se realidade, não para atacar ninguém" — afirmou — e lamentou que os últimos acontecimentos fossem numa direção contrária.

Após a escalada no conflito colombo-venezuelano, a partir da instalação de sete bases militares norte-americanas em solo neo-granadino, Bogotá anunciou o fortalecimento de seu contingente bélico na fronteira, unido a ataques verbais de seu ministro de Defesa, Gabriel Silva.

Caracas denunciou também a incursão em seu território de paramilitares colombianos e dum avião não-tripulado, aparelho supostamente destinado a trabalhos de inteligência.

"Esses são indícios de agressão", advertiu Chávez.

Para o chefe de Estado, as únicas respostas possíveis são: a preparação para a defesa e a calma para não cair em provocações. (PL) •

Fonte: Granma Internacional

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Relação Venezuela e Irã se fortalece

Venezuela não acabará relação com Irã, apesar das ameaças dos EUA

Havana, Cuba 14 de dezembro de 2009 - O presidente da Venezuela, Hugo Chaves, disse-lhe esta segunda-feira ao governo dos Estados Unidos que suas relações com o povo e as autoridades da República Islâmica do Irã seguirão e se fortalecerão, face as ameaças lançadas pela Chanceler Hillary Clinton, que na sexta-feira passada advertiu aos países da América latina das consequências negativas de se aproximar- se dos paises islâmicos.

Por volta das sete bases militares que Washington pactuou instalar na Colômbia, Chaves expressou " que ponham mil (bases) se quiserem, não poderão conosco, senhor Obama. Senhor Prêmio Nobel da Guerra", enfatizou.

De Havana, Capital de Cuba, Chaves assegurou que após cinco anos da fundação da ALBA "Temos avançado o bastante, estamos na América Central, no Caribe, Na América do Sul, até a Bolívia

Fonte: Rádio nacional da Venezuela

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bolívia segue com sucesso



EVO MORALES, Reeleito

Estamos Festejando a Vitória extraordinária de Evo Morales
a) Evo é o primeiro presidente democraticamente reeleito para dois mandatos sucessivos;
b) é o primeiro, além disso, a melhorar a porcetagem de votos com que foi eleito na primeira vez: saltou dos 53,7% aos atuais 63,3% e
c) é o primeiro a obter uma esmagadora representação na Assembléia Legislativa Plurinacional, além disso a possibilidade de obter os dois terços no Senado e na Câmara de Deputados.
Evo Morales é um presidentecomprometido com a construção de um futuro Socialismo para o seu País.
Logicamente que todos esses dados não impedirão de Washington criticar a demcracia boliviana, a chamando de populista.
O Fortalecimento do Governo Morales, tem como mote diversos projetos de cunho social e inclusão, com: Vale Juanito Pinto que atende a um milhão de crianças, Renda Dignidade para idosos, Vale Juana Azurduy para gestantes e varios outros.
Evo Morales avançou na reforma Agrária, na Alfabetização e bastante na Saúde na construção de numerosos hospitais e centros médicos.
Viva a Bolívia
Viva Evo Morales
Parabéns a população boliviana

Pequenos colombianos, vitimas

Pequenos colombianos, vitimas
O Mercado, não vê indigência

Seguidores