quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Revisão de Julgamento

A defesa dos Cinco apresenta o caso ante o Supremo Tribunal dos EE. UU.

Em 30 de janeiro de 2009, a equipe da defesa dos Cinco apresentou uma petição de certiorari ante o Supremo Tribunal dos Estados Unidos para este examinar o caso.Os advogados da defesa basearam a sua petição nos conflitos legais gerados pelas decisões da Corte de Apelações do 11º Circuito de Atlanta, os quais, segundo eles, demonstram a necessidade urgente da intervenção do Supremo Tribunal no caso.Além disso, os advogados consideraram que por causa da negativa do 11º Circuito de Atlanta de não conceder a troca de sede, apesar da hostilidade que reina na cidade de Miami contra o Governo Cubano, é necessária a intervenção do Supremo Tribunal no caso. Os Cinco cubanos foram declarados culpáveis em Miami, Florida, sob acusações de conspiração para cometer espionagem para o Governo Cubano ao infiltrar organizações terroristas nessa cidade. O julgamento, as acusações e as condenações provocaram uma onda de protestos no mundo todo e foi o único processo judicial na história dos Estados Unidos condenado pela Comissão de Direitos Humanos da ONU.

Desbloqueio à Cuba

Amorim se reúne pela primeira vez com Hillary e pede abertura a Cuba
Manuel Balce ceneta/AP

O chanceler brasileiro, Celso Amorim, defendeu nesta quarta-feira a diversidade política da América Latina e uma mudança de atitude em relação à Cuba, em seu primeiro encontro oficial com a secretária americana de Estado, Hillary Clinton. "Procurei ressaltar a importância para os Estados Unidos do momento de mudança política na América Latina, da grande diversidade (...) da mudança em relação à Cuba", disse Amorim à imprensa após sua reunião no departamento de Estado. Amorim sugeriu a Hillary Clinton esquecer a visão "homogeneizadora" do governo americano do passado e disse que "ela tomou nota" de todas estas observações. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se reuniu nesta quarta-feira com a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton O encontro com a secretária de Estado foi qualificado de "muito positivo e amistoso" por Amorim, e serviu para preparar a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará a Barack Obama, em março próximo. Os dois chanceleres também analisaram a cúpula dos países ricos e emergentes (G20) prevista para Londres, em abril. Brasil e Estados Unidos coordenarão suas posições para a Cúpula de Londres com reuniões de funcionários de alto nível, revelou Amorim. Segundo o chanceler brasileiro, os temas energéticos, o combate à mudança climática e a luta contra a pobreza são os três eixos sobre os quais deve se centrar a relação bilateral. Os Estados Unidos contam com o Brasil para desenvolver uma nova política para a América Latina, destacou Amorim, que citou a recente reação de Washington ao referendo venezuelano sobre a reeleição ilimitada, vencido pelo presidente Hugo Chávez e qualificado de "muito positivo" pelos americanos. Celso Amorim garantiu que o possível protecionismo comercial por parte da nova administração americana não foi motivo de preocupação entre os dois chanceleres. "A prioridade é a confirmação do próximo USTR (representante de comércio exterior americano)" para reativar as negociações comerciais multilaterais, destacou. Após sua visita a Washington, Amorim vai viajar a Paris para se encontrar com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Texto:

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Medalha Tiradentes para os Cinco Herois Cubanos

Na Sessão Final da XVI Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, os Cinco antiterrorista cubanos prisioneiros desde 1998 no EUA foram condecorados com a Medalha Tiradentes oferecida pela Assembleía Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).A mesma foi recebida por Elizabeth Palmeiro , esposa de Ramon Labañino em nome dos cinco. A Medanha foi entregue pelo Deputado Estadual Paulo Ramos do PDT. A XVI Convenção foi promovida pela Associação Cultural José Martí- RJ

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Mudanças em Miami -

A transição em Miami
Andrés Gómez, diretor de Areítodigital
MIAMI — Há décadas, a contra-revolução cubana em Miami vocifera pelo mundo a exigência de seus donos, que a Revolução dos cubanos — para Cuba sobreviver — tem que render-se e voltar ao antigo regime. Embora essa transição não tenha acontecido na Ilha, uma — para horror das forças da contra-revolução cubana — começa a manifestar-se publicamente, aqui em Miami.
A derrota nas eleições presidenciais passadas das políticas internas e externas que caracterizaram a administração Bush por sua natureza reacionária começou a influenciar no ambiente social e político de Miami. A eleição de Barack Obama à presidência deixa a extrema-direita cubano-americana sem suas bases e vínculos de poder e financiamento em Washington, algo muito grave para este setor, especialmente nestes tempos de depressão econômica e das implicações desta para programas que sustentaram financeiramente seu poder aqui e em Washington.
A transformação de Miami vêm acontecendo há tempo, principalmente devido às mudanças demográficas. Contudo, a eleição de Obama faz com que tenha lugar num novo contexto, talvez mais propício ou um que poderíamos chamar de oficial.
Depois das eleições, vários fatos evidenciam esta mudança, entre os quais, espetáculos culturais e, particularmente, um do cantor cubano Paulito F.G., e toda a controvérsia relacionada com sua apresentação, provocada pela própria extrema-direita.
Outro fato foi a exibição de um filme sobre o Che num cinema de Miami Beach. As duas apresentações foram contra a decisão dos chefes da extrema-direita cubano-americana, que, a contragosto, teve que aceitá-las, algo que, por longos anos, não permitiu.
Outro ainda mais significativo por suas implicações políticas diretas, foi a divulgação dos resultados de uma pesquisa realizada, segundo uma informação, depois das eleições presidenciais, pelo Instituto de Pesquisa da Opinião Pública da Universidade Internacional da Flórida (FIU), financiada pelo Brookings Institution, um antigo e prestigioso centro de pesquisa e análise. A sondagem aponta que 55% dos 800 cubano-americanos entrevistados no condado de Miami-Dade desejam o fim do bloqueio, enquanto 65% é favorável ao reatamento das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba, e 66% dos pesquisados também se opõe às restrições de viajar à Ilha.
Precisamente, foi nos fins de novembro passado que, como parte de um relatório de uma Comissão do Brookings Institution sobre as políticas que a nova administração norte-americana deve instituir com a América Latina, intitulado Revisão das relações entre a América Latina e os Estados Unidos, se recomendou uma mudança profunda por parte dos Estados Unidos em suas relações com Cuba, com vista à normalização dos vínculos entre os dois países.
Entre as mudanças nas relações com Cuba, a Comissão, integrada entre outros por antigos presidentes do México, do Chile e da Bolívia, um ex-subsecretário de Estado norte-americano, um ex-diretor da CIA, e outros, recomenda um conjunto de medidas, como por exemplo, o fim das restrições de viajar a Cuba, permitir a participação do governo cubano em organizações políticas e econômicas, regionais e mundiais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, e outras, com o objetivo eventual de, segundo o relatório, "tocar temas de fundo como o bloqueio comercial".
Esta iniciativa provocou a reação do recém-eleito congressista cubano-americano Lincoln Díaz-Balart, que desvairado, negou a legitimidade da pesquisa da FIU, da qual, El Nuevo Herald publicou que, nessa sondagem, a maioria dos pesquisados "manifestou ser republicana e ter votado contra o presidente eleito, Barack Obama".
Este Díaz-Balart afirmou "que a única pesquisa válida é a das urnas, nas quais, 400 mil cubanos em Miami-Dade votaram para reeleger três congressistas que apóiam o bloqueio". Se apenas fosse o bloqueio o que estes congressistas apóiam...
É verdade que os três foram reeleitos, mas não é que 400 mil cubanos em Miami-Dade votaram neles. Os 398 mil sufrágios nos três congressistas da extrema-direita não só foram de cubanos nem em Miami-Dade, foram o total de votos dos três distritos dos congressistas, 18, 21 e 25, que incluem áreas dos condados de Broward, Monroe e Collier. É bom assinalar que o presidente eleito Obama ganhou o condado de Miami-Dade com maioria de 140 mil votos — 491 mil votaram nele, enquanto 351 mil, no senador McCain.
Na verdade, os três congressistas de extrema-direita obtiveram no total 340 mil votos no condado de Miami-Dade. O que Lincoln Díaz-Balart não disse foi que, em Miami-Dade, o voto contra estes três congressistas foi de 259 mil. Embora esta margem de 81 mil votos pareça grande, não é tanta, se os três distritos fossem escrutinados individualmente.
No distrito 21, Lincoln ganhou 37 mil votos dos 186 mil; no distrito 18, Ileana Ros ganhou 43 mil dos 200 mil; e no distrito 25, o irmão de Lincoln, Mario, ganhou apenas 12 mil dos 214 votos.
Tudo certo para uma oposição que nunca existiu, já que, exceto um ou dois casos, estes três congressistas reinaram sem oposição eleitoral.
Na verdade, tudo isso poder ser revertido num futuro próximo, e provavelmente sob novas condições e regras do jogo.
Ótimo para dar início a esta almejada transição para o raciocínio e o pluralismo político em Miami.

Fonte: Granma/Cu - fev. 09.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Referendo da Venezuela : Vence o "si"

Vitória do “sim” em referendo derrubou limites para a reeleição.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, atingiu a meta de derrubar limites à reeleição, com a vitória no referendo realizado ontem, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
Com 94,2% dos votos apurados, o “sim” derrotou o “não” por 54,36% a 45,63%, na 15ª ida às urnas em 10 anos de Chávez. Ao ser anunciado o resultado da votação, Chávez o definiu como “uma grande vitória popular, um triunfo da dignidade e da pátria”.
Em seguida, o presidente venezuelano saudou militantes governistas do balcão do Palácio de Miraflores.

"–Abrimos hoje, lado a lado, as portas do futuro. Com essa grande vitória começa o terceiro ciclo da revolução bolivariana. De 2009 a 2019 – discursou Chávez".

O clima no referendo foi de tensão, e a presença de eleitores – o voto era opcional – foi considerada boa pelos dois lados em disputa e pela Justiça Eleitoral. Em um dia ensolarado, nas primeiras horas da manhã, caminhonetes com o som alto passavam pelas ruas de Caracas para acordar as pessoas e levá-las a votar. A vitória do “sim” significa um importante respaldo político para o presidente venezuelano avançar em sua “revolução bolivariana”.
Há menos de dois anos, Chávez havia sido derrotado em tentativa similar. De acordo com os analistas venezuelanos, uma diferença pequena entre o “Sim” e o “Não” poderia manter Chávez acossado por uma oposição que nos últimos anos tem conseguido sair da marginalização a ela antes imposta. A diferença superior a 10 pontos percentuais, no entanto, foi maior do que se previa. Cerca de 16,4 milhões de venezuelanos estavam aptos a votar. Chávez o fez no início da tarde, dizendo que iria respeitar o resultado “seja ele qual for”.
Ao votar, afirmou que a proposta de emenda à Constituição faz parte de uma “nova doutrina constitucional que tem a Venezuela como vanguarda”.

"– Tenho muita consciência de que hoje, aqui, nas mesas eleitorais, entre muitas outras coisas que são mais importantes, meu destino político está sendo decidido. Para mim, como ser humano, como soldado, é muito importante" – disse ontem, Chávez, após votar ao lado do neto no bairro de 23 de Enero, em Caracas.
O referendo ocorreu menos de três meses depois de eleições regionais e municipais, algo que Chávez destacou como exemplo de “democracia participativa”.
Na ocasião, os aliados do presidente mantiveram a maioria dos Estados e prefeituras. A oposição, porém, conquistou governos importantes, para tentar reduzir a hegemonia chavista. Cada lado se disse vitorioso. A proposta de emenda constitucional aprovada contempla a reforma dos artigos da Carta elaborada em 1999. Pela regra vigente antes do referendo, prefeitos, governadores e presidente podiam se reeleger apenas uma vez – sendo assim, Chávez teria de deixar o cargo em 2013 (as próximas eleições presidenciais ocorrem no final de 2012).
Caracas.

Fonte: site do Ministério das Relações Exteriores

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Programação da XVI Brigada Sul Americana

De 26 de janeiro a 8 de fevereiro de 2009.

Domingo 25/01:
Chegada das delegações.
Transferência e alojamento no CIJAM.
Desfrute de excursões opcionais para as delegações que chegaram.

Segunda- feira 26/01:
09.00 h : Oferenda Floral
10.00 h : Atividade oficial de boas-vindas
12.00 – 13:30 h: Almoço
15:00 h : Conferência “ 50 Aniversário do triunfo da Revolução Cubana”
19:00 h : Jantar
20:30 h : Noite Cubana

Terça - feira 27/01:
05:45 – 06:45 hrs : Café da manhã.
07:00 – 11:30 hrs : Trabalho Agrícola.
12:00 – 13:30 hrs : Almoço
14.00 hrs : Visita a Escola Latino Americana de Ciências Médicas ELAM
Noite: Marcha das Tochas

Quarta - feira 28/01:
07:00 hrs : Café da manhã
08:30 hrs : Oferenda Floral ao busto de “José Martí” no Acampamento.
09:30 hrs : Conferência: Realidade Cubana
12:00 – 13:30 hrs : Almoço
14:00 hrs : Trabalho Agrícola.
18:30 hrs : Saída da Casa da Amizade. Jantar e Atividade Cultural.
23:00 hrs : Retorno ao CIJAM

Quinta - feira 29/01:
07:00 hrs : Café da manhã
08:30 hrs : Projeção de Vídeo / Análise da Situação dos Cinco Patriotas Cubanos encarcerados nos EUA. Encontro com Familiares dos 5 Heróis.
12:00 – 13:30 hrs : Almoço
14:00 hrs : Trabalho Agrícola
18:30 – 19:30 hrs : Jantar.
20:30 hrs : Reunião por países.
Desfrute de atividades opcionais noturnas.

Sexta - feira 30/01:
05:45 – 06:45 hrs : Café da manhã
07:00 – 11:00 hrs : Trabalho Agrícola.
11:30 hrs : Atividade final de produção.
12:00 – 13:30 hrs : Almoço.
15:00 hrs : Conferência sobre a “Economia em Cuba”
18:30 – 19:30 hrs : Jantar.
20:30 hrs : Encontro com organizações Sociais e Juvenis no CIJAM (FMC – CTC – FEU).

Sábado 31/01:
07:30 hrs : Café da manhã
08.30 hrs : Saída do CIJAM
10:00 hrs : Visita ao Museu da Revolução e ao Memorial José Martí
12.00 hrs : Atividade Cultural com “La Colmenita”
13:30 hrs : Almoço na Casa da Amizade e entrega de lanche.
Tarde livre na cidade.
Desfrute de atividades opcionais noturnas.
22:00 hrs :Retorno da Casa da Amizade ao CIJAM.

Domingo 01 /02:
04:00 hrs : Café da manhã.
05:00 hrs : Saída para província Granma.
10:00 hrs : Visita ao Memorial “Ernesto Che Guevara” em Santa Clara.
14:00 hrs : Almoço
15:30 hrs : Continuação da viagem para província de Granma.
20:00 hrs : Hospedagem em Hotéis segundo a disponibilidade.
Cocktail de Boas-vindas.
Jantar.Alojamento e descanso no Hotel.

Segunda-feira 02 /02:
07:30 hrs : Café da manhã.
08:30 hrs : Recebimento Oficial da Brigada por parte da província.Explicações sobre as características sócio-econômicas e históricas da Província Granma por um dirigente do território.
10:00 hrs : Oferenda Floral na Praça da Revolução aos monumentos de Carlos M. De Céspedes e Perucho Figueredo.Explicação dos fatos históricos ocorridos no território.
13:00 hrs : Almoço no lugar de alojamentoTarde livre
19:00 hrs : Jantar no lugar de alojamento.
20.30:00 hrs : Encontro com uma Zona do CDR (dividido em grupos).

Terça-feira 03 /02:
07:00 hrs : Saída para Los Cayuelos, Niquero, lugar do Desembarque do Granma.Em trânsito:Oferenda Floral a Célia Sánchez e Vilo Acuña no Parque Media Luna.Visita ao Museu (Casa Natal) de Célia Sánchez Manduley (dividido em grupos).
12:00 hrs : Chegada a Portada da Liberdade. Recebimento pelas autoridades do território. Apresentação cultural e recorrido até o lugar do desembarque.
13:30 hrs : Entrada al Campismo da Praia “ Las Coloradas”.
Almoço e tempo livre na Praia.
16:00 hrs : Retorno a Bayamo.
20:00 hrs : Jantar no Hotel.
21:30 hrs : Atividade Cultural Recreativa na Delegação do ICAP.

Quarta - feira 04/02:
07:00 hrs : Café da manhã.
08:00 hrs : Saída para Província Santiago de Cuba.Visita ao Quartel Moncada.Recorrido em ônibus pela cidade. Visita ao Cemitério “Santa Ifigênia”. Oferenda Floral.
13:00 hrs : Almoço. Delegação do ICAP em Santiago.
15:00 hrs : Retorno a Granma18:00 hrs : Jantar no Hotel
Noite livre.

Quinta - feira 05 / 02:
06:00 hrs : Café da manhã e saída para a Cidade de Havana.
14:00 hrs : Almoço em Camaguey, organizado pela delegação do ICAP, na província.
15:30 hrs : Continuação da viagem a Província Habana.
22:00 hrs : Chegada e lanche no CIJAM.

Sexta - feira 06/02:
07:00 – 08:30 hrs : Café da manhã.
10:00 hrs : Encontro de Solidariedade.
12:30 – 13:30 hrs : Almoço.
Tarde livre.
Preparação da Noite Sul-Americana.

Sábado 07 / 02:
08:00 hrs : Saída até a Cidade de Havana.
Desfrute de atividades opcionais noturnas.

Domingo 08 / 02:
Retorno das delegações a seus países.

Maiores informações sobre próximas brigadas através do endereço eletrônico contato@solidariedadeacuba.org.br.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

16º Brigada de Solidariedade com Cuba

Os brasileiros da 16º Brigada de solidariedade com Cuba chegaram da ilha hoje, após a enriquecedora experiência de duas semanas nas terras socialistas.

Pequenos colombianos, vitimas

Pequenos colombianos, vitimas
O Mercado, não vê indigência

Seguidores